Sistemas de anotação

Sistema Algébrico

O Sistema Algébrico é um sistema que nos permite fazer um registro da partida. Já houve outros sistemas utilizados, como por exemplo o Sistema Descritivo, mas é o sistema algébrico que a FIDE (Federação Internacional de Xadrez) reconhece como o oficial.

Existem dois fatores nesse sistema: as colunas e as fileiras. Cada coluna (A ao H) é representada por uma letra e cada fileira por um número (1 a 8). Sendo assim, cada casa tem um nome que se dá pela junção da letra da coluna e do número da fileira em que está localizada. Veja o diagrama abaixo:

A ideia do Sistema Algébrico é que possamos anotar de uma maneira bem simples e rápida as nossas partidas. Mesmo assim, anotar que “o cavalo se movimenta para a coluna f na fileira três” não é nada prático. Por isso, para anotar um movimento, basta colocar a letra inicial da peça e o nome da casa onde ela vai, ficando a seguinte abreviação: Cf3 (que significa Cavalo na coluna “f” na fileira “3”). 

O Peão é uma exceção na anotação, não colocamos a sua inicial antes do movimento, apenas a sua casa de destino. Por exemplo: e4 (que significa peão na coluna “e” na fileira “4”).

Algumas dicas adicionais sobre anotação:

  • Captura: x
    Exemplo: Cxf3
  • Xeque: +
    Exemplo: De8+
  • Xeque-mate: # ou ++
    Exemplo: Th1#
  • Coroação/Promoção: Você deve colocar a casa de destino do peão, o sinal de “=” e o Letra inicial da peça que deseja promover.
    Exemplo: e8=D
  • Roque curto: 0-0
  • Roque longo: 0-0-0
  • En Passant: e.p
    Exemplo: dxe3 e.p

    Aqui está uma partida rápida para você praticar o Sistema Algébrico. Tente reproduzi-la sozinho seguindo apenas as notações:

    1. e4 e5 2.Bc4 Bc5 3. Dh5 Cf3 4. Dxf7#

    Deixamos a partida salva nesse link para que você possa verificar se reproduziu corretamente:

Sistema Descritivo

Sistema Forsyth